Identidade Olfativa – o marketing olfativo a favor da sua marca

Sabe quando você está passeando no shopping e percebe que a loja que tanto gosta fica logo depois daquela curva só pelo fato de ter sentido seu cheiro? Pois saiba que isto é intencional e se chama Marketing Olfativo. 

Muito comum nos Estados Unidos, esta tendência ainda é um pouco nova no Brasil. Destaco algumas exceções de lojas pioneiras que já abusavam da identidade olfativa por aqui: lembram da Chocolate com o inconfundível patchouli e da Giovanna Baby? Eles já sabiam da importância de se criar uma fragrância que traduzisse o clima e as características da marca.

Hoje, hotéis, spas, lojas e até academias estão aderindo ao marketing olfativo e criando uma identificação dos clientes com a marca.

O processo criativo

A criação da identidade olfativa começa com uma pesquisa extensa da marca. Qual o tipo de negócio? Sendo um hotel, qual a localização? É na frente da praia ou no centro? É uma loja? O que ela vende? É feminina, masculina ou unissex? Público infantil, jovem ou adulto?

A identidade visual também é muito importante. Quais as cores da marca? Qual a decoração? Que tipo de material é usado nos espaços? Madeira ou mármore? É preciso que haja uma conversa bem longa pra entender a imagem que a marca tem e que mensagem ela quer passar.

As características resultantes desta pesquisa vão guiando a equipe de desenvolvimento na identificação da família olfativa e das notas que estarão presentes na composição da fragrância. São apresentadas algumas amostras ao cliente com base em tudo o que foi conversado e a fragrância vencedora será a identidade olfativa daquela marca.

Um exemplo

O cliente é uma loja de roupas femininas, público jovem. Vendem vestidos românticos. A decoração é em madeira branca com tons de rosa. Levando em  consideração o visual claro e suave das lojas, as notas amadeiradas fortes que pesam muito e fecham o ambiente não são as mais indicadas. As muito cítricas, apesar de leves, não transmitem a atmosfera romântica que se pretende para o espaço. Podemos partir para as notas florais leves com um toque frutal suave pra dar mais personalidade – gerânio ou flor de cerejeira como nota de corpo e mandarina como nota de saída.

Este foi apenas um exemplo, uma fragrância pode ser composta por até duzentas notas diferentes e o processo chegar a durar meses.

Marca olfativa

Escolhida a identidade da marca, vem outra parte do marketing olfativo que é definir a melhor forma de aplicação da fragrância para garantir os resultados pretendidos com este investimento. Pode ser por intervenção manual com borrifadores, ou automatizada, com equipamentos dos mais diferentes modelos.

O bom acompanhamento, desde o desenvolvimento da fragrância até a consolidação da forma de aplicação, é fundamental para uma boa marca olfativa. É o cuidado neste processo que garante que você continue sentindo o cheiro da sua loja favorita mesmo antes de chegar até ela.

Spazio ID

 

 

 

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